BLOG da Paulistana Clínica Médica

Biometria

Exame realizado para calcular o poder dióptrico da lente intra-ocular. Utilizada na cirurgia de catarata: Óptica; Ultrassônica.   FONTE: (Konno Oftalmologia)

Retinopatia Diabética

O que é? A retinopatia diabética é caracterizada pela manifestação do diabetes nos vasos sanguíneos da retina, e está incluída entre as grandes causas de cegueira no mundo. Sintomas O principal sintoma da doença é a baixa visão, por alteração dos vasos retinianos e formação de vasos anômalos, que sangram

Fique de olho na saúde ocular do seu filho.

É muito importante estar sempre em dia com a sua saúde ocular. E essa necessidade se aplica principalmente às crianças. Independente da idade, é preciso estar atento a qualquer dificuldade delas em enxergar e outros sintomas de algum problema ocular. Dedique uma atenção especial a visitar o oftalmologista com o

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

É um sistema de geração de imagens que proporciona imagens em corte transversal de alta resolução da retina, nervo óptico e segmento anterior. OCT Macula – Alterações na Retina; OCT CFNR (Camada de Fibras Nevosas da Retina) – Glaucoma; OCT de câmara anterior.   FONTE: (Konno Oftalmologia)

Erros Refrativos

O que são erros refrativos? É chamado de refração o fenômeno em que um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular, chegando até a retina para a formação de uma imagem, que será enviada ao cérebro. O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz

Hordéolo

O que é? Conhecido por terçol, o hordéolo pode se manifestar de forma interna ou externa. O tipo externo é um pequeno abscesso na borda das pálpebras, gerado pela inflamação e infecção dos cílios por uma bactéria da pele. O hordéolo interno é causado pela infecção das glândulas sebáceas, presentes

O que é astigmatismo?

A córnea nem sempre é uniforme e lisa. Em algumas pessoas, ela pode apresentar irregularidades e ou diferentes raios de curvatura. Essas características fazem com que os raios luminosos mudem de direção e cheguem de forma distorcida na retina. Esse problema é chamado de astigmatismo. Em grande parte dos casos,

Diabetes pode cegar

A identificação precoce do diabetes pode preservar a visão dos pacientes diabéticos ao longo da vida. Diabetes também aumenta a predisposição para o desenvolvimento de glaucoma e catarata. Tão silenciosa quanto o diabetes, a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira definitiva no mundo. No Brasil, estima-se que 13

Você sabia que os seus cílios duram apenas 5 meses?

Por isso, é normal que os seus cílios caiam, já que isso faz parte do processo de renovação dos pelos. Não existe um número exato por dia e os cílios crescem como todos os folículos do corpo. Assim como os cabelos, os cílios têm 3 fases de vida: anágena (crescimento),

Cuide da sua visão no Pré-Natal

É recomendável passar por uma consulta no oftalmologista no início da gravidez? É aconselhável que a gestante faça uma consulta oftalmológica já no início da gestação. Há situações que é necessário acompanhamento regular com o oftalmologista, caso das doenças com envolvimento visual pré-existentes que podem se agravar durante a gestação.